Traços de uma experiência de pesquisa e formação acadêmica: fazer do projeto pensado um agir.

Autores

  • Adriana Barin de Azevedo

Resumo

Como pensar em experiências de formação universitária, nas quais
se aposta em permitir os gestos ao invés de educar e formar? Como
pensar a não finalidade de um projeto terapêutico nas experiências
de cuidado em saúde, quando este existe a partir de uma finalidade?
Como desviar certas atitudes corporativas na formação profissional,
produzindo experiências em rede? Como destituir o instituído da universidade
de seu funcionamento habitual, desviando suas finalidades
em trajetos inesperados e sempre provisórios, como aqueles em que
docentes e estudantes pensam as questões de saúde, nos próprios territórios
existenciais da população da qual cuidam? Como fazer, como
diz Deligny, “do ‘projeto pensado’ do pesquisador: pesquisar”? Como
desviar o foco do objeto de pesquisa e priorizar as circunstâncias surgidas
a partir do traçado de mapas ou da escrita de Diários de pesquisa?
Como fazer da escrita uma tentativa, que reinventa o território acadêmico?
Eis algumas questões que o trabalho de Fernand Deligny ajuda
a pensar no que se refere à diversidade de experiências presentes no
espaço- tempo de formação.

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Publicado

2018-01-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Traços de uma experiência de pesquisa e formação acadêmica: fazer do projeto pensado um agir. (2018). Cadernos Deligny, 1(1), 22. https://cadernosdeligny.jur.puc-rio.br/index.php/CadernosDeligny/article/view/22